Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O que você não sabia sobre religião

Se você conhecer uma visão equilibrada e diferente da religião em geral, e do cristianismo em particular, precisa assistir à palestra "Medo e temor", do Prof. Leandro Karnal (foto à esquerda). Historiador e professor da Unicamp, Leandro Karnal apresenta um olhar diferente e acadêmico do papel da religião, do fundamentalismo e da motivação humana em busca do sagrado.

Gostei especialmente da noção, proposta pelo palestrante, da religião como algo polissêmico: em nome de Deus se mata e se deixa viver, judeus são perseguidos e livrados no nazismo. Tanto religiosos quanto opositores da religião se esquecem que a fé, ao longo da História e na vida das pessoas, pode ser uma força tanto para o bem quanto para o mal.

Também me interessou a observação que o Prof. Leandro Karnal faz sobre o livro "Deus: um delírio", de Richard Dawkins. Embora tenha gostado do livro, Karnal não concorda com a tese de que o fim da religião seria o fim da violência e da guerra, como propõe Dawkins em sua obra. Seu argumento: os maiores genocídios da História não ocorreram na Idade Média cristã, mas nos regimes ateístas de Mao e Stalin.

Assista ao vídeo da palestra, apresentado originalmente no programa Café Filosófico da TV Cutura, no site da CPFL Cultura.
Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO