Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bíblias para celular

 (ATUALIZADO em 8/10/11 - informe: a versão ACF não está mais disponível na pasta nem em outros lugares na web; em 26/12/09 - inclusão da versão ARB e reformatação; em 8/03/10 - inclusão da versão ACF, das inglesas NLT, ESV e MSG, da francesa OST e das versões nas línguas originais)




Você é daqueles que não vive sem celular e gostaria de ter a Bíblia sempre ao alcance das mãos? Já tem uma versão da Bíblia no aparelho, mas gostaria de ter mais opções? Então seus problemas "se acabaram-se" (rsrsrs)!

Depois de tempos procurando um aparelho simples com suporte para a Bíbia, finalmente encontrei um modelo que atendia as minhas expectativas. E logo passei a procurar na internet as versões disponíveis, depois de horas consultando os resultados do Google. Vamos lá:

Celulares com suporte para Java

Já que as várias versões estão espalhadas pela web, decidi reunir eu mesmo os resultados em duas pastas no 4Shared. Na pasta de versões em português você encontrará, em ordem de recomendação:

a Almeida Atualizada (ARA)*,
a Nova Versão Internacional (NVI),
a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH),
a Bíblia Viva (BV),
a Almeida Corrigida Fiel (ACF)
a Almeida Revisada publicada pela Imprensa Bíblica Batista (ARB)
a Almeida Corrigida (ARC) e
a Tradução Brasileira de 1917 (TB).

* Existem dois arquivos da Almeida Atualizada disponíveis na internet. O primeiro, presente no site da GoBible e em outros blogues e sites trazem versos truncados e erros de digitação. A versão que recomendo aqui traz as correções e reparos em relação à versão anterior.

Também coloquei uma Bíblia católica para celular, a versão Ave Maria. As Bíblias da pasta em outras línguas contemplam as principais traduções do Ocidente:

as traduções inglesas
King James Version (Eng KJV),
New International Version (Eng NIV) e
English Standard Version (Eng ESV);

as paráfrases inglesas
New Living Translation (Eng NLT) e
The Message (Eng MSG);

as francesas
Louis Segond (Fran LSG) e
Ostervald (Fran OST);

a espanhola Reina-Valera (Esp RV) e
a alemã de Martinho Lutero (Deut LUT).

Para alegria dos seminaristas, teólogos e estudiosos interessados, também foi criada uma pasta com os textos nas línguas originais:

para o Antigo Testamento – OT Hebraic Massoretic, OT Hebraic Transliterated, além da tradução grega LXX Septuagint Accented;

para o Novo Testamento –  NT Greek Scrivener1894 e NT Greek Stephanos1550 (ambos Textus Receptus) e NT Greek Wescott-Hort (Texto Crítico).

Para instalar uma ou mais dessas versões é fácil:

1) basta clicar no arquivo desejado e baixar para o seu computador,
2) passar o arquivo para o seu celular conectado ao computador via cabo USB,
3) instalar via gerenciador de aplicativos no menu do seu celular.

O programa que roda todas essas versões permite fazer busca de palavras, salvar versos favoritos e enviar os textos por meio de torpedos.

Se você tiver problemas em baixar as Bíblias no link das pastas indicadas, me escreva no e-mail indicado acima no Portal Escrivão Caminha. Também me indique, caso você encontre pela internet, outras versões em português ou nas 4 línguas estrangeiras mencionadas acima.

Aparelhos com pouca memória Java ou que usem Symbian, PocketPC e Windows Mobile

um aplicativo muito bom para Symbian que instala de uma vez a Almeida Atualizada, a NVI, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e a Bíblia Viva no Nokia. Usuários de outros aparelhos, incluindo smartphone ou celulares com pouca memória, devem visitar o diretório de aplicativos para celular da Igreja de Moema.

Falando nisso, eis um interessante texto de autoria desconhecida que circula na internet:

A Bíblia e o celular


Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?

Mais uma coisa:

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto"! – Isaías 55:6.

Share/Save

7 Comentários:

Charles disse...

Cadê a Almeida Corrigida Fiel (ACF), não está na página de download.
Agradeço!

Walter Mendes disse...

Charles,

Tudo bem? Primeiro, me desculpe a longa demora em responder ao seu pedido. Minhas atividades na universidade estão ocupando grande parte do meu tempo.

Segundo, eu revirei todos os CDs dos meus backups e também consultei diversos sites na internet em busca da Bíblia ACF para celular, mas não encontrei nada. Tenho certeza de que eu havia colocado esta versão junto com as outras para download. Ao que parece a SBTB conseguiu a exclusão de todos os arquivos (eu apenas reuni o que estava disperso na internet) com a sua tradução bíblica.

Mais uma vez, minhas desculpas e lamento não ter podido ajudá-lo.

Abraços, boa semana e que o Senhor te abençoe e te guarde.

Walter Mendes

LucasVidaFotografia disse...

parabéns pelo incentivo!!
Otima postagem!
seria possivel conseguir a Versão Amplificada para celular e ou outro dispositivo movel como palms?

Quem sabe falamos sobre o assunto em qualquer tempo destes?

Walter Mendes disse...

Lucas, tudo bem? Obrigado pelas palavras de apreciação! Quanto à versão Amplificada, infelizmente não consegui encontrá-la na web para poder adicionar à pasta. Lamento, vou ficar te devendo essa. Abraços, boa semana e que o Senhor te abençoe e te guarde. Walter Mendes

Alex O. disse...

obrigado pelo tempo em reunir essas versões em um só lugar, os quais serão de grande ajuda para muitos assim como foi para mim..q Deus continue a lhe abençoar!

Unknown disse...

Excelente iniciativa de reunir todas estas versões e disponibilizadas aqui no teu blog, parabéns!! Muito obrigada, graças a vc instalei em meu celular a versão bíblica que procurava. Deus te abençoe!!!!
ps: Dá pra instalar direto do celular, não precisa baixar o arquivo pelo pc e depois passar pro cel via cabo usb não, eu baixei direto do meu celular(symbian).
A paz! E mais uma vez parabéns pelo post e obrigada!!

Unknown disse...

Excelente iniciativa de reunir todas estas versões e disponibilizadas aqui no teu blog, parabéns!! Muito obrigada, graças a vc instalei em meu celular a versão bíblica que procurava. Deus te abençoe!!!!
ps: Dá pra instalar direto do celular, não precisa baixar o arquivo pelo pc e depois passar pro cel via cabo usb não, eu baixei direto do meu celular(symbian).
A paz! E mais uma vez parabéns pelo post e obrigada!!

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO