Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

terça-feira, 10 de março de 2009

Quem sou, de onde vim e porque estou aqui

por Walter Dos Santos*



Quando as pessoas descobrem que sou jornalista (e não meramente professor), elas reagem como se eu revelasse que estou no testamento do Bill Gates, ou anunciasse que sou stripper de festa infantil, ou contasse que troquei o bilhete premiado da mega sena acumulada por um autógrafo do Dalai Lama.


Nenhum anjo torto disse “Vai, Walter! vai escrever na vida” quando eu nasci, mas desde a adolescência penso em ser escritor. Antes que eu prossiga, façamos antes as apresentações. Sou um cristão adventista do sétimo dia, jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás em 2002, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de São Paulo (Usp). Nasci e cresci em Goiânia, Goiás, mas já morei em Brasília e há dois anos estou em São Paulo, a Paulicéia Desvairada.

Pra ser sincero, meu interesse pelas letras é algo tão enigmático quanto a fidelidade conjugal de Capitu. Sou filho de pais que não chegaram a concluir a segunda série primária e não tinham a menor inclinação para a leitura: ele era vigilante aposentado que não chegou a freqüentar a escola; ela, uma doméstica aposentada que parou os estudos na 2ª série. Aprendi a falar apenas aos 2 anos (minha mãe já começava a achar que eu era mudo) e comecei a escrever 6 meses depois de ter entrado na escola, aos 7 anos (embora eu já lesse um pouco antes de ser alfabetizado). E o mais agravante: estudei toda a minha vida em escola pública — da primeira série à pós-graduação.


Não sei exatamente como nem porquê, mas aos 15 anos decidi que trabalharia com a língua portuguesa e estava hesitante se prestaria vestibular para jornalismo ou letras. Letras, eu abandonei a idéia graças à aula de filologia românica que um amigo recém-ingresso no curso me deu ao explicar o percurso do fogo: foccu == focu == foco == fogo. Pensei: quatro anos estudando estes calientes tópicos da lingüística??? Voltei-me para o jornalismo. Com a ajuda de um pastor e estudante de psicologia que me usou como cobaia humana em Psicologia da Adolescência, mais um teste vocacional tabajara que saiu na Veja e várias pesquisas que fiz junto a materiais e profissionais do jornalismo, descobri minha vocação. Prestei vestibular por duas vezes na Universidade Federal de Goiás até ser aprovado: sem cursinho e oriundo de escola pública, passei em 1997 em 24º lugar dentre as 40 vagas oferecidas pela universidade e disputadas por 729 candidatos naquele ano.

Durante minha passagem pela faculdade, tentei aproveitar o máximo de minha formação acadêmica e também me envolver em uma série de cursos, palestras e eventos diretamente ligados ou não ao jornalismo. Já trabalhei e estagiei no meio rádio (com radiojornalismo e produção radiofônica), em assessoria de imprensa e em mídia impressa (diagramação, redação e reportagem). No momento, não estou exercendo o jornalismo, pois julguei melhor dar uma pausa na carreira e especializar-me para exercer um posto mais interessante na profissão. Mas sou apaixonado pelo jornalismo e quero voltar a ele assim que eu terminar o doutorado. Sou um pesquisador financiado pela Capes com bolsa para realizar o meu doutorado.

Qual é o meu projeto de pesquisa no doutorado? Primeiramente, é preciso dizer que meu projeto de tese doutoral é um aprofundamento de minha dissertação de mestrado. Na UnB desenvolvi dissertação sobre a representação literária da imprensa nos romances de Lima Barreto. A partir das obras Recordações do Escrivão Isaías Caminha, Triste Fim de Policarpo Quaresma, Numa e a Ninfa, Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá e Clara dos Anjos, selecionei aspectos jornalísticos e literários presentes para descrever e analisar as relações entre jornalismo e literatura nestes romances, a fim de questionar esta confluência e apontar a articulação textual destas relações no texto barretiano. Meu projeto de pesquisa para o doutorado envolve o estudo da representação literária do jornalismo nos romances Illusions Perdues (do francês Honoré de Balzac) e Recordações do Escrivão Isaías Caminha (do brasileiro Lima Barreto), além analisar da análise da conexão balzaquiana em Lima Barreto. Representação e intertexto, portanto, são os eixos da minha pesquisa no doutorado na Usp.


POR QUE ESCRIVÃO CAMINHA? — Quando as pessoas da minha família, faculdade, trabalho e igreja descobrem que sou jornalista (eu sou mais conhecido por todos como professor) elas têm três reações muitos estranhas. Ou ficam 1) deslumbradas, como se eu revelasse que estou no testamento do Bill Gates, 2) desconfiadas, como se eu anunciasse que sou stripper de festa infantil ou 3) decepcionadas, como se eu contasse que troquei o bilhete premiado da mega sena acumulada por um autógrafo do Dalai Lama. Tim Lopes e os repórteres da Globo sequestrados pelo PCC ainda não retiraram o glamour que envolve o jornalismo. E a troca do bolsa-escola pelo renda cidadã só piorou ainda mais a situação da educação em nosso país.

Mas por que razões um jornalista se interessaria pelo mestrado em Literatura? Ora, eu sempre fui apaixonado pela literatura em geral e quero atuar no jornalismo cultural, tratando de livros, artes e espetáculos (e de quebra ganhar um dinheiro como professor universitário em faculdades de jornalismo). Ao contrário da iniciação drummondiana aludida na frase de abertura, anjos não falaram a mim no nascimento, mas na adolescência. Rejeitei a graduação em Letras tão-somente por não haver uma habilitação que oferecesse estudos apenas em literatura, excluída a lingüística. Contudo, esta área continuou a me seduzir durante a faculdade de jornalismo. (Além do mais, meu interesse por Letras aos 15 anos foi despertado pela ilusão de que o curso me faria escritor; para minha felicidade, mais tarde descobri que boa parte dos escritores brasileiros e estrangeiros eram jornalistas por prazer ou necessidade.)

Como escrevi acima, estudei no mestrado a representação literária que Lima Barreto faz do jornalismo em sua obra, especialmente no livro Recordações do Escrivão Isaías Caminha. (Sim, o título do meu blog é inspirado no personagem principal deste ótimo romance.) Se Deus o permitir, concluo o doutorado na Usp até 2011. E se Ele quiser também postarei idéias minhas e as que eu gostaria que fossem minhas aqui no Blog Escrivão Caminha. Sei que eu não sou Deus e sei que sou fraco em muitas coisas, mas ao contrário do poeta sei que Deus não me abandonou e que Ele é capaz de realizar os meus sonhos. Como fez até hoje e é capaz de fazer muito mais do que eu possa pedir ou pensar.

*Walter Dos Santos é um jornalista apaixonado por Cristo e pela literatura que mantém o Portal Escrivão Caminha (escrivaocaminha.blogspot.com). A reprodução deste texto é autorizada desde que seja mencionado este crédito.
Share/Save

2 Comentários:

Fani disse...

Olá Walter, tudo bem? Também sou formada em jornalismo pela Universidade de Passo Fundo - RS. Há quatro anos trabalho com televisão, sou repórter, mas no momento estou encaminhando meu projeto para ingresso no Mestrado em Letras, pois tenho o mesmo foco - trabalhar com livros, espetáculos e possivelmente dar aula em uma faculdade de jornalismo. Gostaria muito de ter acesso a tua dissertação de mestrado, seja por meio de um intercâmbio entre bibliotecas ou por outro meio. O que me sugere? É possível? Agradeço e parabéns pela história. Sorte no doutorado.

Walter Mendes disse...

Fani,

Tudo bem? Primeiro, mil perdões por responder somente agora! Não tinha ativado a notificação de comentários dos blogs do Portal Escrivão Caminha e só agora pude te responder. Além disso, passei os últimos meses no exterior, fazendo pesquisas para o término do meu doutorado.

Eu acabo de enviar minha dissertação para o seu e-mail, caso ela ainda venha a ser útil. Espero que tenha conseguido entrar no mestrado e que esteja aprendendo cada vez mais nessa nova etapa acadêmica.

Obrigado pelas palavras de apreciação!

Abraços e que o Senhor te abençoe e te guarde.
Walter Mendes

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO