Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Aceitos, amados, queridos e acariciados nos braços de Deus

por Walter Dos Santos*

Uma das maravilhas do Orkut é poder ser avisado do aniversário dos seus amigos e conhecidos. Devido a um defeito de nascença — o cromossomo Y —, eu e todos os homens temos dificuldade de guardar e lembrar datas importantes, o que nos faz precisar de recursos como esse. Para ser ainda mais útil, creio que Orkut deveria lembrar também dos aniversários de primeiro encontro, namoro e casamento...

Pois bem, um de meus contatos nesse site de relacionamentos fez aniversário e, é claro, recebeu várias mensagens de parabéns e votos de felicidades. Ao agradecer as pessoas, contudo, ele lamentou que muitos amigos simplesmente surgiram do nada e que ele não havia feito nada digno no ano anterior para merecer aqueles votos. Sozinho em casa, tendo de estudar para uma prova da faculdade no dia seguinte, tudo o que ele tinha eram as mensagens do Orkut.

Por um lado, entendo o que ele enfrentava. Já passei por isso: havia chegado o meu aniversário e, com ele, os scraps no Orkut. Eu estava nos meus primeiros meses em São Paulo, trabalhando num domingo, longe da família, sem amigos por perto. Tudo o que eu tinha eram os scraps, mas vi nos meus o contrário do que o que meu colega viu nos dele. Eu percebi que pessoas se importavam comigo, que se davam ao trabalho de gastar parte do seu tempo para me desejar parabéns. Algumas eu não conhecia muito bem, mas de alguma maneira eu fiz algo bom ou fui alguém especial na vida delas. Ao ponto de elas me dedicarem parte de seu tempo e demonstrarem seu carinho por mim. Os scraps delas me lembravam disto: do valor da amizade e dos relacionamentos, da importância de imprimir uma marca especial nas pessoas ao nosso redor.

Por outro lado, percebo que também estou no grupo de pessoas medíocres e inúteis, tais quais meu colega apontou. Graças a Deus, beiro os 30 anos certo de que alcancei oportunidades e experiências muito boas em minha vida. Mesmo assim, porém, sou uma das pessoas comuns e ordinárias que nada fazem ou fizeram de especial, pelo menos não ao ponto de serem felicitadas e lembradas pelo mundo. Não estou fazendo apologia da medianidade, nem me referindo a participar de um reality show ou ser a celebridade do momento. Estou pensando em nomes como o neurocirurgião Ben Carson, o missionário na Índia Willian Carrey, o líder Martin Luther King Jr., o pregador Charles Spurgeon e outros grandes homens de Deus que impactaram o mundo ao seu redor.

Estou muito longe deles, e sou nada mais que um medíocre comparado a eles. E não só no aspecto profissional. Eu tenho meus defeitos, pecados e vícios. Há muita coisa em mim que ainda precisa ser melhorada e transformada. Acredite, faço minhas as palavras de Paulo: "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, do quais eu sou o principal" (1 Timóteo 1:15). Mas a boa notícia é que a graça de Deus alcança pessoas ordinárias e comuns, como bem escreveu o pastor Ricardo Barbosa de Souza em texto neste portal. Não há razão para Ele nos amar, mas ainda assim Ele estende Seus braços sobre nós com bênção e proteção em nosso dia a dia. Deus me ama, mesmo sendo eu medíocre e inútil! No alto de meus 29 anos, sei que não preciso esperar fazer grandes realizações para ser feliz. Preciso apenas das grandes realizações de Quem realmente importa. Porque sei muito bem em Quem tenho crido e sei que sou aceito no Amado de Deus.

Wagner Pereira (Dida) & Riane Junqueira - Não há Razão


Ao pensar nisso, lembro de um sábado memorável este ano, em minha igreja local, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Moema, em São Paulo/Capital. O sermão do Culto de Adoração naquela manhã foi muito inspirador para mim e, creio também, para toda a congregação. Usando a genealogia de Jesus em Mateus 1, o pastor de jovens pregou sobre como a misericórdia brota dos ramos da árvore familiar de Jesus. Se você quiser desfrutar dessa mensagem, visite o site da TV Moema, clique em SERMÕES e procure o vídeo "Misericórdia de Deus", do Pr. Alberto Nery.

O pregador mencionou vários antepassados da família de Cristo alcançados pela graça. Tamar, a mulher que, tendo passado duas vezes pela dor da viuvez, engana o sogro e engravida dele numa medida desesperada para superar a rejeição da família (Gênesis 38). Raabe, a prostituta pagã que, num ato de fé, abriga os espias inimigos e invoca misericórdia para ela e sua casa (Josué 2 e 3). Rute, avó do mais querido rei de Israel, outrora estrangeira condenada pelas lei do Pentateuco a jamais entrar na assembléia do Senhor (Rute). Davi, o homem que cometeu adultério e assassinato premeditado, mas se arrependeu e foi totalmente perdoado (2 Samuel 11 e 12; Salmo 51 e 32).

Manassés, o rei que se envolveu na idolatria e paganismo ao ponto de sacrificar os próprios filhos em rituais de prostituição cultual, mas recebu segunda chance e foi inteiramente aceito e transformado por Deus (2 Crônicas 33:1-20). Maria, a adolescente interiorana que decidiu submeter-se ao plano de Deus, a despeito da infâmia, do preconceito e da vergonha envolvidos na gestação sobrenatural de Jesus (Mateus 1:18-25 e Lucas 1:26-56). Homens e mulheres comuns e ordinários, dos quais não teríamos orgulho de apontar como nossos antepassados ou mesmo de mencionar seus erros. Homens e mulheres comuns e ordinários, nos quais reconhecemos a operação de um Deus que é infinita misericórdia, poderoso para salvar, restaurar vidas e preencher o coração de todos os que a Ele Se achegam por meio de Jesus.

Esta é a graça de nosso Deus, para mim e para você. A mesma misericórdia que foi estendida à família de Jesus no passado é estendida a nós hoje. Quando somos adotados na família de Deus, segundo Romanos 8:15-17, podemos chamar o Deus Soberano e Santo carinhosamente de Aba, a palavra usada na boca das crianças da Palestina do primeiro século para dizer "Paizinho"! O texto prossegue: mais do que filhos, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.

O que isto significa? Se podemos chamar a Deus carinhosamente de Aba, ou Paizinho, devemos ir a Deus não com medo, mas com a confiança de uma criancinha ao colo do nosso Pai. Se somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, Deus nos trata não como merecem os nossos erros e mediocridade, mas como merece o perfeito e honorável Jesus de Nazaré. Temos a garantia de que o Pai Celeste está a nosso favor e, como diz Romanos 8:31, "se Deus é por nós, quem será contra nós?" Isto já seria por si só ótimas notícias, mas a Bíblia acrescenta que Jesus não Se envergonha de nos chamar de irmãos dEle(Hebreus 2:11)!

Os que aceitam a Cristo como Salvador pessoal, podemos ter a convicção na mente e a segurança no coração de que Deus existe, cuida de nós e é nosso Amigo, Pai e Confortador. "De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí" (Jeremias 31:3). Se cremos no Jesus que sofreu na cruz por nós e depositamos nossa confiança nEle, podemos descansar na certeza de que somos aceitos, amados, queridos, acariciados nos braços do nosso Deus. Você tem esta certeza em sua vida?

*Walter Dos Santos é um jornalista apaixonado por Cristo e pela literatura que mantém o Portal Escrivão Caminha (escrivaocaminha.blogspot.com). A reprodução deste texto é autorizada desde que seja mencionado este crédito.
Share/Save

1 Comentário:

Kel disse...

Este blog é sempre surpreendente,é como se o Walter estivesse com uma chave nas mãos, ele vai e abre a porta de nossos corações com seus artigos fazendo vir a tona os nossos pensamentos mais profundos!
Parabéns pelos seus maravilhosos artigos!
Beijo
Raquel Iba

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO