Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Dueto dos Gatos

Quero compartilhar com vocês o Duetto buffo di due gatti (tradução literal: Dueto humorístico dos dois gatos; conhecido em português apenas como Dueto dos Gatos).

Trata-se de uma peça popular para dois sopranos/tenores, muitas vezes apresentada como um concerto. Embora esta peça seja geralmente atribuída ao italiano Gioachino Rossini, os estudiosos afirmam ser uma compilação escrita em 1825, com passagens retomadas de sua ópera Otello, de 1816. A autoria seria na verdade de Robert Lucas de Pearsall, que a escreveu sob o pseudônimo de G. Berthold.

Seguem abaixo três performances do Dueto dos Gatos.

A primeira, mais séria, é feita por um casal de cantores líricos, o tenor Gerard Lesne e a soprano Valerie Gabail, num seminário musical.



Gerard Lesne e Valerie Gabail – Le duo des chats



A segunda foi apresentada num concerto (em  Seul, Coreia do Sul, em 1996) pelo coral infantil Les Petits Chanteurs a la Croix de Bois. Reparem que um dos meninos não consegue manter a seriedade enquanto canta, trazendo ainda mais graciosidade à apresentação.


PCCB (Les Petits Chanteurs a la Croix de Bois) - Le duo des chats




E deixo também uma terceira, uma animação em que aparecem felinos "miando" o Dueto dos Gatos. O vídeo é muito tosco pouco apurado, mas captou bem a intenção humorística da música.  Não há indicação de quem tenha preparado a animação.



Espero que tenham gostado da peça musical assim como eu gostei!
Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO