Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

domingo, 24 de outubro de 2010

Conheça Goiânia, minha cidade natal

Bosque dos Buritis, com o jato d'água mais alto da América do Sul.
por Walter Mendes*

Minha cidade natal faz aniversário hoje: 77 anos. Foi fundada em 24 de outubro de1933 pelo então governador Pedro Ludovico Teixeira para ser a nova Capital do estado de Goiás. É a 13ª cidade brasileira em população (cerca de 1,3 milhão de habitantes, 2 milhões na região metropolitana), a 6ª em tamanho (com 256,8 km2) e a 2ª em qualidade de vida (só perde para Curitiba).

Eu gosto de Goiânia, entre outras razões, porque foi planejada para ser uma cidade-jardim, privilegiando a vegetação. (Conheça alguns do parques, prédios e monumentos goianienses nos vídeos inseridos nesse texto.) É considerada a cidade mais arborizada do Brasil (com 30% de vegetação, ou 95 m2 de área verde por habitante) e a segundo do mundo pela ONU (a primeira é Edmonton, no Canadá). Está situada no bioma do Cerrado, um espaço vegetal caracterizado por extensas formações de savana, atravessada por matas de galeria e vales fluviais. O Cerrado inclui vários tipos de vegetação: os ipês (roxo, amarelo e rosa) e os "flamboyants" são as árvores mais bonitas da minha cidade natal. Há muitos parques no espaço urbano, ao lado de edifícios e shoppings, como o Vaca Brava, o Zoológico, o Areião e o Buritis, onde as pessoas podem apreciar a paisagem verde, caminhar e correr e passear com a família e amigos. O clima é tropical semi-úmido, com temperatura média de 22°C e extremos de 13º C em julho e de 32º C em setembro. Há uma estação chuvosa, de outubro a abril, e uma seca, de maio a setembro. Isso traz uma qualidade invejável de vida e um belo espaço urbano para os habitantes e os seus turistas.

Leandro e Leonardo - Rumo a Goiânia

 Fachada da antiga Estação Ferroviária.

Outra coisa que impressiona na minha cidade natal é a sua concepção arquitetônica e design espacial. Muitos dos primeiros edifícios foram construídos no estilo "art déco", como o Teatro Goiânia e a antiga Estação Ferroviária, e que dão à cidade um charme todo especial. Ela impressiona também pelas formas geométricas das ruas e praças. Por exemplo, as ruas do Centro da cidade foram planejadas em forma de um raio, com a Praça Cívica no centro – na qual ficam as sedes do governo estadual e municipal: Palácio de Esmeraldas e do Palácio de Campinas, respectivamente. A Praça Cívica forma a cabeça de um triângulo, com três vias (Araguaia, Tocantins e Paranaíba, os rios mais importantes do estado) como seus lados – em conjunto os quatro elementos lembram o manto da santa católica Nossa Senhora Aparecida. O conjunto de prédios, monumentos e o centro original da cidade é considerado um dos mais importantes do Brasil e foram reconhecidos pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico.

A História de Goiânia começa no período colonial, quando começaram as primeiras idéias de transferência da capital de Goiás (antes, a capital era a Cidade de Goiás, originalmente chamada Vila Boa). O ímpeto por trás dos esforços para mudar a capital do estado foi a necessidade de localizá-la em conformidade com os interesses econômicos do Estado, já que a antiga capital não estava no caminho da agricultura em expansão. Goiás, cidade e estado, nasceram no contexto da extração do ouro no Período Colonial. Com a decadência do período áureo, a agricultura tomou o lugar como a principal atividade no estado. E a antiga capital não acompanhava os rumos da nova economia.

Parte da Avenida Goiás, no Centro.
Legisladores mantiveram viva a ideia da mudança por longo tempo, mas só em 1930 o projeto de transferência da Capital tornou-se realidade com Pedro Ludovico Teixeira, o novo governador nomeado pela ditadura Vargas. Em 1933, uma comissão formada para a nova Capital decidiu a localização atual e a pedra fundamental foi lançada, num gesto simbólico que marcou a fundação da nova cidade em 24 de outubro por Pedro Ludovico Teixeira. Em 1937 foi assinado um decreto transferindo a capital do Estado da Cidade de Goiás para Goiânia e em 1942 ocorreu a inauguração oficial, com a presença do presidente da República, governadores de estado e ministros.

O nome de Goiânia surgiu em 1933 após um concurso realizado por um jornal local da nova cidade. Leitores de todo o estado contribuíram com vários nomes, sendo estes alguns dos mais votados: Petrônia, Americana, Petrolândia, Goianópolis, Goiânia, Bartolomeu Bueno, Campanha, Eldorado, Anhanguera, Liberdade, Goianésia, e Pátria Nova, entre outros. Em 1935, Pedro Ludovico Teixeira usou o nome de Goiânia pela primeira vez na assinatura de um decreto criando o município.

Ivan Lins – Goiânia, Querida Goiânia

A Capital goiana possui uma variedade de indústrias, embora as raízes da economia local sejam encontrados principalmente na agricultura em torno da cidade. As principais outras atividades econômicas incluem a venda de veículos, o setor de serviços, a indústria de confecções, o setor governamental (por ser a Capital do estado), a organização de eventos nacionais e congressos (devido à sua localização no centro do país) e os centros e clínicas médicos privados de todos os tipos.

Parque Vaca Brava.
Goiânia, no entanto, não é o Jardim do Éden, se bem que Adão viveu em minha cidade natal antes de ser expulso do Paraíso! (rsrsrs). Embora o centro e os bairros nobres da cidade tenham sido planejados e tenham uma excelente estrutura urbana, o crescimento desordenado das regiões periféricas trouxe problemas tais como um crescente aumento do tráfego de veículos no centro e a falta de serviços e a violência em alguns bairros. Preciso mencionar também um leque ainda pequeno de atividades culturais diversificadas (nos cenários musical e teatral especialmente) e pouco espaço profissional para o desenvolvimento de carreiras fora e além dos grandes ramos da economia local. Porém, Goiânia ainda é um lugar agradável para se viver, juntando oportunidades e benefícios dos grandes centros urbanos e a qualidade de vida das pequenas cidades.

*Walter Mendes é um jornalista apaixonado por Cristo e pela literatura que mantém o Portal Escrivão Caminha (escrivaocaminha.blogspot.com). A reprodução deste texto é autorizada desde que seja mencionado este crédito.

Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO