Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

sábado, 8 de outubro de 2011

In Christ Alone - O Evangelho em Canção

*Walter Mendes 


Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Naquele documento o reformador alemão protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma volta ao ensino puro e simples da Palavra de Deus. Como resultado, nasceu o movimento protestante: um conjunto de igrejas e denominações cristãs que pregam a justificação pela graça mediante a fé somente, o sacerdócio de todos os crentes e a Bíblia como única regra em matéria de fé e prática. Para comemorar o Aniversário da Reforma,  o Portal Escrivão Caminha traz este mês algumas canções evangélicas centradas nos dois grandes princípios da fé protestante.

O primeiro princípio que queremos abordar é o lugar privilegiado e exclusivo que Jesus ocupa na fé protestante – o SOLUS CHRISTUS, que significa "SOMENTE CRISTO" em latim. Os católicos confiam na suposta intercessão e méritos de Maria, mãe de Jesus, dos inumeráveis santos, além do próprio Jesus para ajudar na sua salvação eterna no mundo vindouro e na sua caminhada neste mundo presente.


O protestante, por outro lado, confia somente em Cristo, pois a Bíblia ensina que:


  • Jesus é o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29 cf Isaías 53:4-7); 
  • Jesus é o dom de Deus para nossa salvação – "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16);
  • Jesus é o ÚNICO CAMINHO para irmos a Deus, segundo Ele Mesmo disse – "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6, NVI);
  • Jesus é o ÚNICO NOME a ser invocado para conseguir a salvação – "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12);
  • Jesus é o ÚNICO MEDIADOR que intercede junto Deus em nosso favor – "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" (1 Timóteo 2:5, NVI);
  • Jesus é o ÚNICO ADVOGADO disponível para apresentar nossas causas a Deus – "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 João 2:1).


A fé protestante proclama que Jesus é único, suficiente e perfeito em Sua pessoa e em Sua obra para nossa salvação no mundo vindouro e para nosso bem-estar neste mundo presente, conforme podemos ver nas palavras da música "In Christ Alone" (Só em Jesus, numa tradução livre):

Avalon – In Christ Alone


In Christ Alone,
Letra: Stuart Townend e Keith Getty
Somente em Cristo,
Tradução livre: Walter Mendes
In Christ alone my hope is found
He is my light, my strength, my song
This Cornerstone, this solid ground
Firm through the fiercest drought and storm
What heights of love, what depths of peace
When fears are stilled, when strivings cease
My Comforter, my All in All
Here in the love of Christ I stand

In Christ alone, who took on flesh
Fullness of God in helpless babe
This gift of love and righteousness
Scorned by the ones He came to save
'Til on that cross as Jesus died
The wrath of God was satisfied
For every sin on Him was laid
Here in the death of Christ I live

There in the ground His body lay
Light of the world by darkness slain
Then bursting forth in glorious Day
Up from the grave He rose again
And as He stands in victory
Sin's curse has lost its grip on me
For I am His and He is mine
Bought with the precious blood of Christ

No guilt in life, no fear in death
This is the power of Christ in me
From life's first cry to final breath
Jesus commands my destiny
No power of hell, no scheme of man
Can ever pluck me from His hand
'til He returns or calls me home
Here in the power of Christ I'll stand
Somente em Cristo está minha esperança
Ele é minha luz, minha força, minha canção
Esta Pedra de Esquina, este sólido chão
Firme em meio à mais feroz seca ou tempestade
Que elevado amor, que profunda paz
Quando os medos param, quando os esforços cessam
Meu Confortador, meu Tudo em Tudo
Firme no amor de Cristo eu permaneço

Somente em Cristo, que Se encarnou
O pleno Deus num indefeso bebê
Este dom do amor e da justiça
Desprezado por aqueles a quem veio salvar
Até naquela cruz enquanto Jesus morria
A ira de Deus foi satisfeita
Por todo pecado que sobre Ele foi colocado
Firme na morte de Cristo, eu vivo

Naquele chão Seu corpo está
Luz do mundo morta pela escuridão
Mas ressurgiu no glorioso Dia
Da tumba Ele Se reergueu
E enquanto Ele continuar vencedor
A maldição do pecado não vai me derrotar
Pois eu sou Seu e Ele é meu
Comprado com o precioso sangue de Cristo

Vivo sem culpa, morrerei sem medo
Este é o poder de Cristo em mim
Do primeiro choro ao último suspiro
Jesus é o Senhor do meu destino
Nem o poder do inferno, nem a trama dos homens
Jamais poderão me arrancar das Suas mãos
Até que Ele volte ou me chame ao Lar
Firme no poder de Cristo permanecerei

Essa é uma canção americana escrita em 2002 por Stuart Townend e Keith Getty durante um evento de adoração e apresenta em belíssimos versos a vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus, bem como os benefícios trazidos pelo Salvador à vida dos que creem em Seu nome.


Você pode confiar SOMENTE EM CRISTO – em Sua vida sem pecado, Sua morte na cruz, Sua ressurreição ao terceiro dia e Sua intercessão perante Deus. Este é o Evangelho em canção.


Leia também: Tua Palavra – O Evangelho em Canção

*Walter Mendes é um jornalista apaixonado por Cristo e pela literatura que mantém o Portal Escrivão Caminha (escrivaocaminha.blogspot.com). A reprodução deste texto é autorizada desde que seja mencionado este crédito.
Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO