Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Uma pequena notável

A mais nova sensação da web atende pelo nome de Rhema Marvanne Voraritskul, uma garotinha americana de apenas 7 anos.

Evangélica, super simpática e batizada nas águas recentemente, Rhema encanta graças à sua belíssima voz afinada. Escolhi para estão postagem 3 dos vídeos presentes em seu canal no Youtube, onde ela interpreta com graciosidade clássicos da música gospel americana gravados por Celine Dion, Whitney Houston e LeAnn Rimes.

Rhema Marvanne – Jesus Loves Me (gravação de Whitney Houston)


O caso de Rhema suscita algumas reflexões. Devido à forte herança protestante, diversos cantores americanos de grande projeção começaram suas carreiras cantando em igrejas evangélicas. Lembro-me de uma conversa ouvida nos tempos da faculdade, entre estudantes de música no ônibus em que estava indo para as aulas. Um deles havia mencionara que os evangélicos se destacavam sobre os demais estudantes nos cursos de canto e instrumento, pois conviviam com a música desde pequenos no ambiente da igreja.

Isto não significa, é claro, que todo protestante é um Mozart ou Pavarotti em potencial, e infelizmente eu sou o principal exemplo! (Eu canto melhor que 50% dos candidatos que se inscrevem anualmente no programa Ídolos, mas jamais colocaria os pés no concurso de talentos do Raul Gil.)  Contudo, a adoração semanal em comunidade, as atividades congregacionais e a participação no culto público estimulam o desenvolvimento dos talentos natos dos membros da igreja, tanto os ligados à area musical, quanto os de liderança, oratória e ensino. Rhema é um exemplo vivo dessa realidade.

Rhema Marvanne – Amazing Grace (gravação de LeAnn Rimes)


Não se pode negar, porém, os perigos de um talento como o dela, tão precoce e tão difundido. A pequena Rhema se apresenta hoje apenas em igrejas, hospitais e eventos de caridade, e aparentemente revela uma vida espiritual sincera e consagrada ao Senhor Jesus. Eu me preocupo se ela conseguirá manter o equilíbrio emocional, vivendo sua infância e juventude de forma saudável ao mesmo tempo em que consegue uma projeção de si mesma cada vez maior dentro da igreja e fora dela.

Também merece consideração uma possível (e já especulada) entrada futura de Rhema no mercado da música secular, deixando o gênero gospel pelo showbusiness. Apesar do preconceito existente no Brasil por parte dos evangélicos contra a "música mundana", cristãos praticantes e consagrados podem ser encontrados nos diversos gêneros da música pop americana e, mesmo, brasileira. Contudo, as pressões do meio musical são grandes e muitos sucumbiram no mundo das drogas, da depressão e/ou da promiscuidade, como as batistas Whitney Houston e Britney Spears, o assembleiano Elvis Presley e a testemunha de Jeová Michael Jackson.

Que o Senhor Jesus conceda graça e sabedoria à pequena 
Rhema. Para que ela saiba usar o seu talento para a glória de Deus e o bem-estar dela. Seja na música gospel, seja na música secular.

Rhema Marvanne – O Holy Night, cantando na Branch Church in Carrollton/Texas


Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO