Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Os adventistas creem que serão os únicos salvos?

Este post é parte de uma série apologética sobre erros comuns que as pessoas 
acreditam e ensinam sobre os adventistas, sua história, suas crenças e suas práticas.

Erro comum: A Igreja Adventista é exclusivista, acreditando ser a única igreja verdadeira e/ou os únicos que serão salvos. 

Primeiro, é preciso reconhecer que muitos pastores e membros adventistas acreditam assim, pois enfatizam mais as doutrinas e práticas que separam os adventistas de outros grupos cristãos. Mas eles não estão seguindo a orientação e teologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia ao agirem e pensarem dessa maneira.

Vejam, por exemplo, o que diz o Prof. Leandro Quadros, do programa Na Mira da Verdade (TV Novo Tempo), ao responder se somente os adventistas serão salvos: 




Cremos que Deus tem fiéis salvos em todas as igrejas. Que a salvação vem apenas pela fé, independentemente de qualquer obra que o homem possa fazer – incluindo o sábado. Embora haja alguns membros fanáticos e preconceituosos em nosso meio – como em todas as igrejas – os adventistas não são esse grupo sectário e julgador que muitos foram acostumados a acreditar que somos.

Ellen White uma vez inclusive aprovou o aluguel de uma de nossas igrejas a uma igreja presbiteriana – sem que isso envolvesse qualquer crítica ou condenação sobre eles por sua guarda do domingo (ver abaixo).

Vejam também algumas declarações oficiais dos adventistas sobre o assunto:

“A igreja invisível, também conhecida como igreja universal, é composta dos filhos de Deus em todo o mundo. Inclui os crentes que estão dentro da Igreja visível e muitos outros que, embora não pertencendo à Igreja visível, têm seguido a luz que Cristo lhes concedeu (João 1:9). Este último grupo inclui aqueles que jamais tiveram a oportunidade de aprender a respeito de Jesus Cristo, mas que têm respondido ao Espírito Santo e têm procedido “por natureza, de acordo com a lei” (Rom. 2:14)." 
Nisto Cremos: 28 ensinos bíblicos dos adventistas do sétimo dia, p. 199.

“O Senhor tem Seus representantes em todas as igrejas. A essas pessoas as decisivas verdades especiais para estes últimos dias não foram apresentadas sob circunstâncias que trouxessem convicção ao coração e à mente; portanto, ao rejeitar a luz, elas não romperam sua ligação com Deus.”
– Ellen G. White, “Testemunhos para a Igreja”, vol. 6, p. 71.

“Deus tem filhos, muitos deles nas igrejas protestantes, e um grande número nas igrejas católicas, que são mais fiéis para obedecer à luz e para proceder de acordo com o seu conhecimento do que um grande número entre os adventistas observadores do sábado que não andam na luz.”
– Ellen G. White, “Mensagens Escolhidas”, vol. 3, p. 386.

"A luz que me foi dada por Deus coloca este importante assunto acima de qualquer dúvida em minha mente. A justificação é inteiramente de graça, não sendo obtida por nenhuma obra que o homem caído possa efetuar."
– Ellen G. White, “Fé e Obras", p. 18. 

"Há uma semana do último sábado, cumpri um compromisso para falar na igreja em São Francisco. Tivemos uma excelente reunião. Parecia haver ardente desejo de ouvir e interesse nas palavras proferidas. (...) A igreja está alugada aos presbiterianos, para cultos aos domingos. Isto às vezes é um pouco inconveniente para nós, mas como sua casa de culto foi destruída, eles se sentem muito agradecidos pelo privilégio de usar a nossa."
– Ellen G. White, “Mensagens Escolhidas", vol. 3. p. 322-323.

"Entre eles [os católicos] existem muitos que são conscienciosíssimos cristãos, que andam em toda a luz que sobre eles brilha, e Deus operará em seu favor."
— Ellen G. White, "Obreiros Evangélicos", 329.

Eu e os demais adventistas dizemos a todos as palavras da bela canção abaixo, cantada e gravada pelo grupo adventista Prisma Brasil em 1987: 

"A mim não importa o nome que tu tens / Pois sinto que se crês em Cristo ao meu lado estás / E seu amor podemos repartir, por seu poder mudar o mundo / Conhecerão que Cristo é Rei / Meu irmão e minha irmã as mãos nos demos / Pois, lutemos com Jesus contra o mal / Os perigos e temores não mais nos assolarão / O amor de Cristo nos susterá"



Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO