Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Os adventistas e o Arcanjo Miguel - 3 (resposta a objeções)

Este post é parte de uma série apologética sobre erros comuns que as pessoas 
acreditam e ensinam sobre os adventistas, sua história, suas crenças e suas práticas.
Erro comum: A Igreja Adventista está errada ao dizer confundir Jesus com o Arcanjo Miguel, algo estranho pois os anjos não podem ser adorados e não há qualquer evidência bíblica para essa posição tão estranha.

Objeção 1 -  Daniel 10:13 nega que Jesus seja Miguel?

Quanto a Daniel 10:13, apenas nesse lugar em toda a Bíblia é dito de Miguel como "um dos primeiros príncipes". Já Daniel 10:21 fala de "Miguel, vosso príncipe" e Daniel 12:1 de "Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo". Em todo o restante das Escrituras, quando não aplicado a seres humanos, o título “príncipe” é usado exclusivamente para Cristo (Js 5:14 e 15; Is 9:6; Dn 8:11 e 25; 9:25; At 5:31) ou para Satanás (Jo 12:31; 14:30; 16:11; Ef 2:12), mas nunca para qualquer outro ser não humano.

Em Josué 5:14 e 15, o Anjo do Senhor Se apresentou a Josué como o “príncipe do exército do Senhor”, aceitando adoração, o que seria uma blasfêmia se esse príncipe fosse apenas um anjo (ver Mt 4:10; Ap 22:8 e 9), e ordenando que Josué tirasse as suas sandálias porque o lugar se tornara santo (ver Êx 3:4-6; At 7:30-33). No próprio livro de Daniel, Cristo é chamado também de “príncipe do exército” (Dn 8:11) e “Princípe dos Princípes” (Dn 8:25).

Miguel é apresentado em Judas 9 como o “arcanjo” – a única passagem que liga Miguel e arcanjo na mesma frase. Nessa passagem, Miguel disputa “a respeito do corpo de Moisés” (Dt 34:5 e 6), enfrentando o diabo com as palavras: “O Senhor te repreenda!” Essa alusão identifica Miguel como o “Anjo do Senhor” que, na contenda sobre o “sumo sacerdote Josué”, disse igualmente ao diabo: “O Senhor te repreenda, ó Satanás” (Zc 3:1 e 2). É interessante notarmos que, tanto em Zacarias 3 como em Gn 22:11-18; Jz 6:11-24; 13:2-22 e At 7:30-33 e 38, o Anjo do Senhor é identificado como sendo o próprio Deus!

Em 1 Tessalonicenses 4:16 relaciona-se a “voz do arcanjo” com a ressurreição dos santos por ocasião da volta do Senhor Jesus. Cristo mesmo declarou que os mortos sairiam do túmulo ao ouvirem SUA VOZ (Jo 5:28, 29). Essa é outra evidência de que Miguel é um dos nomes de honra do Salvador.

Objeção 2 - Ao identificar Jesus com o Arcanjo Miguel, os adventistas não se igualam às testemunhas de Jeová?

A semelhança começa e termina entre os dois grupos quando afirmam que o Arcanjo Miguel é Jesus. Mas as diferenças são gritantes.

Posição das testemunhas de Jeová: "A CRIATURA espiritual chamada Miguel (...) não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial." {os grifos são do original}

Posição dos adventistas: "O nome Miguel significa: 'Quem é semelhante a Deus?'. É um desafio a Satanás que, desde o princípio, quis ser igual ao Criador (Isaías 14:12-14). Sempre que Miguel é mencionado na Bíblia, se refere à pessoa de Jesus como Comandante dos exércitos celestiais em direta disputa com Satanás. (...) Detalhe: quando nós Adventistas afirmamos que Miguel significa 'semelhante a Deus', no original e para a cultura hebraica, entendemos que 'semelhante' significa 'igual' (ver João 5:18; 19:7). Miguel, portanto, é um dos nomes de honra de Jesus e em nada interfere na Divindade dEle."

Objeção 3 - Além de João calvino e os adventistas, quem mais sustenta que Miguel seja Jesus no mundo protestante?

  • Matthew Henry (puritano inglês, 1662-1714) escreveu:

Sobre Daniel 10:
"Acho que o arcanjo Miguel não é outro senão o próprio Cristo, o anjo da aliança, e do Senhor dos anjos, a quem Daniel teve uma visão, ver. 5. Ele veio para me ajudar, ver verso 13, e não há nenhum, mas que ele se esforce comigo nestas coisas, ver. 21. Cristo é o príncipe da Igreja, os anjos não são.

Sobre Daniel 12
"Jesus Cristo deve aparecer como patrono de sua igreja e protetor." Naquele tempo, "quando houver tempo de angústia tal qual nunca houve", Miguel Se levantará, ver 1. O anjo havia dito a Daniel que o ágil amigo Miguel dirigiu-se em favor da igreja, ver 10:21.

"O anjo havia dito a Daniel que Miguel foi um rápido amigo para a igreja, cap. 10. 21. Ele mostrou que, o tempo todo no mundo superior, os anjos sabiam disso, mas agora 'Miguel se levantará" em sua providência, em trabalho de livramento para os judeus, quando ele vê que seu poder é manifesto", Deut. 32:36. Cristo é o "grande príncipe", por ser o 'príncipe dos reis da terra", Apocalipse 1:5."

Sobre Apocalipse 12:7
""Miguel e seus anjos" de um lado, e 'o dragão e seus anjos" no outro. Cristo, o grande anjo do pacto, e seus fiéis seguidores e Satanás e todos os seus instrumentos. O partido de Satanás seria muito superior em número e força em relação ao outro, mas a força da Igreja está em ter o Senhor Jesus como o capitão de sua salvação."
  • Adam Clarke (metodista britânico, 1762–1832) afirma:

Sobre Judas 9
"Deste personagem muitas coisas são faladas nos escritos judaicos." Rabi Judá Hakkodesh diz: Sempre disse que Michael está a aparecer, a glória da Divina Majestade está sempre a ser compreendido. " Shemoth Rabba, cap. II., Fol. 104, 3. Então, parece que eles consideravam Michael em algum tipo como fazemos com o Messias manifestado na carne. (...) Pela palavra Miguel ("Quem é como Deus?") dada a esta personagem no Apocalipse, muitos entenderam o Senhor Jesus." -

Sobre Apocalipse 12:7
"Miguel era o Filho do Homem que a mulher deu à luz."







Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO