Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Os adventistas e o Arcanjo Miguel - 1 (João Calvino)

Este post é parte de uma série apologética sobre erros comuns que as pessoas 
acreditam e ensinam sobre os adventistas, sua história, suas crenças e suas práticas.

Erro comum: A Igreja Adventista está errada ao dizer confundir Jesus com o Arcanjo Miguel, algo estranho pois os anjos não podem ser adorados e não há qualquer evidência bíblica para essa posição tão estranha.


Antes de apresentar as razões bíblicas para a tese de Jesus como Arcanjo Miguel, quero recorrer às palavras de João Calvino - o segundo grande herói da Reforma Protestante e figura altamente respeitada pelos presbiterianos em geral.

João Calvino ensina que Miguel é Jesus em Daniel 10:13

"Ele acrescenta a seguir, Eis que Miguel, um dos principais líderes ou príncipes, veio fortalecer-me. Alguns pensam que a palavra Miguel representa Cristo, e eu não me oponho a esta opinião. Com suficiente clareza, se todos os anjos velam sobre os fiéis e eleitos, Cristo ainda assim detém a primazia entre eles, pois ele é o cabeça deles, e usa o ministério e assistência deles para defender todo o seu povo. Mas como isto não é geralmente admitido, deixo-o em dúvida para o presente, e falarei mais sobre o assunto no capítulo 12."

Fonte: Calvin's Commentaries, Vol. 25: Daniel, Part II, tr. by John King, page 253[1847-50] --- Texto original em inglês em: http://www.sacred-texts.com/chr/calvin/cc25/cc25004.htm. Ver também a reprodução do livro original em fac símile em: http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom25/Page_253.html

João Calvino ensina que Miguel é Jesus em Daniel 12:1 - parte 1

"Por Miguel muitos concordam em compreender Cristo como o cabeça da Igreja. Mas se parece melhor compreender como o arcanjo Miguel, este sentido se revelará adequado, pois sob Cristo como cabeça, os anjos são os guardiões da Igreja. Qualquer que seja o verdadeiro significado, Deus era o preservador da sua Igreja, pela mão de seu Filho unigênito, e porque os anjos estão sob o governo de Cristo, ele pode confiar este dever a Miguel. Que hipócrita sujo: Miguel de Servet se atreveu a apropriar-se da passagem para si; pois ele inscreveu isto como um frontispício em seus horríveis comentários, já que ele se chama Miguel! Observamos que fúria demoníaca se apoderou dele, como se atreveu a reclamar como seu o que aqui é dito sobre a singular ajuda oferecida por Cristo à sua Igreja. Ele era um homem dos sentimentos mais impuros, como já são suficientemente conhecidos. Mas esta era uma prova de sua ousadia e loucura sacrílega - enfeitar-se com o epíteto de Cristo, sem corar, e elevar-se no lugar de Cristo, vangloriando-se de ser Miguel, o guardião da Igreja, e o poderoso príncipe do povo! Este fato é bem conhecido, pois tenho o livro às mãos para qualquer um que não confiar na minha palavra. (...)"

Fonte: Calvin's Commentaries, Vol. 25: Daniel, Part II, tr. by John King, pages 368-369[1847-50] --- Texto original em inglês em: http://www.sacred-texts.com/chr/calvin/cc25/cc25006.htm. Ver também a reprodução do livro original em fax símile em: http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom25/Page_368.htmlhttp://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom25/Page_369.html

João Calvino ensina que Miguel é Jesus em Daniel 12:1 - parte 2

"O capítulo 12 começa, como afirmamos na palestra de ontem, com a previsão do anjo a respeito do estado futuro da Igreja após a manifestação de Cristo. Ela deveria sujeitar-se a muitas misérias, e, assim, essa passagem iria aliviar a dor de Daniel, e de todos os devotos, pois ele ainda promete segurança à Igreja através da ajuda de Deus. Daniel, por conseguinte, representado Miguel como o guardião da Igreja, e Deus se agradou de incumbir este dever a Cristo, como nós aprendemos a partir do capítulo 10 de João (João 10:28, 29.) Como dissemos ontem, Miguel pode significar um anjo; mas eu abraço a opinião daqueles que se referem a este ser como a pessoa de Cristo, porque ela adapta melhor o assunto para representá-lo de pé em defesa de seu povo eleito. Ele é chamado de príncipe poderoso, porque ele naturalmente opôs a fortaleza invencível de Deus contra os perigos que o anjo mostra que a Igreja estará sujeita."

Fonte: Calvin's Commentaries, Vol. 25: Daniel, Part II, tr. by John King, pages 368-369[1847-50]--- Texto original em inglês em:
http://www.sacred-texts.com/chr/calvin/cc25/cc25006.htm. Ver também a reprodução do livro original em fac símile


João Calvino não é autoridade bíblica. Mas foi um grande homem de Deus e um sério e respeitadíssimo comentarista da Bíblia. Ele nunca adorou a anjos, nem nunca fez parte da Igreja Adventista. E ele acreditava que o Arcanjo Miguel era uma manifestação do Jesus pré-encarnado.

Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO