Bem-vindo(a) ao Portal Escrivão Caminha! Explore os nossos blogs , vote em nossos textos e escreva para nós.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Os adventistas, Ellen G. White e a certeza de salvação (2)

Este post é parte de uma série apologética sobre erros comuns que as pessoas 
acreditam e ensinam sobre os adventistas, sua história, suas crenças e suas práticas.
Erro comum: Ellen G. White escreveu nos livros "Mensagens Escolhidas" e "Parábolas de Jesus"que ninguém deveria dizer "estou salvo".

Sim, ela disse isso. Mas essas passagens foram escritas para condenar não a certeza bíblica e genuína que devemos ter em Cristo, mas uma segurança falsa e errada mantida por muitos cristãos. Vejamos abaixo o texto e o contexto dessas declarações.
Texto 1 "Jamais devemos repousar num estado de satisfação, e deixar de fazer progresso, dizendo: 'Estou salvo.' Se é entretida esta ideia, deixam de existir os motivos para a vigilância, a oração, o esforço sincero em seguir para a frente, rumo de realizações mais elevadas. Nenhuma língua santificada será encontrada pronunciando essas palavras antes que venha Cristo, e entremos pelas portas da cidade de Deus. Então, com a maior propriedade, poderemos dar glória a Deus e ao Cordeiro, pelo livramento eterno. Enquanto o homem estiver carregado de fraquezas — pois por si mesmo não pode salvar a alma — não deve nunca atrever-se a dizer: 'Estou salvo.' - Ellen G. White, "Mensagens Escolhidas", vol. 1, pág. 314.
Resposta Tal citação faz de um capítulo (capítulo 47 de "Mensagens Escolhidas", vol. 1) em que Ellen G. White critica cristãos imaturos e presunçosos que, dizendo "Estou salvo", recusam-se a obedecer a lei de Deus e a fazer qualquer progresso na vida cristã. Veja o contexto inteiro clicando aqui.
Texto 2 "O mesmo mal que levou Pedro à queda e excluiu da comunhão com Deus o fariseu, torna-se hoje a ruína de milhares. Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para o espírito humano como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável. A queda de Pedro não foi repentina, mas gradual. A confiança em si mesmo induziu-o à crença de que estava salvo, e desceu passo a passo o caminho descendente até negar a Seu Mestre. Jamais podemos confiar seguramente em nós mesmos ou sentir, aquém do Céu, que estamos livres da tentação. Nunca se deve ensinar aos que aceitam o Salvador, conquanto sincera sua conversão, que digam ou sintam que estão salvos. Isso é enganoso. Deve-se ensinar cada pessoa a acariciar esperança e fé; mas, mesmo quando nos entregamos a Cristo e sabemos que Ele nos aceita não estamos fora do alcance da tentação. A Palavra de Deus declara: 'Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados.' Daniel 12:10. Só aquele que 'sofre a tentação... receberá a coroa da vida'. Tiago 1:12. "Os que aceitam a Cristo e dizem em sua primeira confiança: 'Estou salvo!' estão em perigo de depositar confiança em si mesmos. Perdem de vista a sua fraqueza e necessidade constante do poder divino. Estão desapercebidos para as ciladas de Satanás, e quando tentados, muitos, como Pedro, caem nas profundezas do pecado. Somos advertidos: 'Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.' 1 Coríntios 10:12. Nossa única segurança está na constante desconfiança de nós mesmos e na confiança em Cristo." - Ellen G. White, "Parábolas de Jesus", pág. 77.
Resposta Tal citação faz de um capítulo (capítulo 13 de "Parábolas de Jesus") em que Ellen G. White comenta a parábola do fariseu e do publicano. Em outros escritos, Ellen G. White fala que podemos ter uma certeza de salvação VERDADEIRA quando confiamos em Jesus e dependemos de Sua misericórdia e poder. Nesse trecho e capítulo de "Parábolas de Jesus", porém, ela condena uma certeza de salvação FALSA, demonstrada tanto pelo fariseu da parábola quanto por Pedro na primeira fase de sua vida. Essa certeza de salvação FALSA é baseada no orgulho que vem das próprias obras, e é presunçosa ao ponto de trocar a necessidade de orar e vigiar pela confiança na própria autossuficiência.
Fonte: As ideias acima foram baseadas na palestra "Are You Saved? Should You Say So? What Ellen White Taught about Assurance", de Jerry Moon, cuja leitura recomendamos.

Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO